Caro Visitante,

A partir de hoje Eventualize promoverá uma discussão acerca da criação, elaboração e captação de recursos para eventos, tendo por base o livro escrito por Maria Cecília Giacaglia intitulado EVENTOS.
Você é nosso convidado. Escreva aqui seus comentários, idéias, críticas etc...

Título do Livro: EVENTOS - Como criar, estruturar e captar recursos

Introdução


A autora destaca aqui o crescimento do setor de eventos nos últimos cinqüenta anos e como este tem se dado de forma rápida e até certo ponto descontrolada. Os eventos têm crescido em volume, mas infelizmente têm deixado a desejar em qualidade. Essa falta de controle de qualidade; de organização; pra não dizer de profissionalismo, desencadeou um processo de seleção natural. O mercado, principalmente de patrocinadores e investidores, passou a pressionar a melhoria desses eventos, adotando uma série de pré-requisitos a serem perseguidos pelos criadores dos mesmos.
Nos parágrafos seguintes a autora desmembra todo o processo de execução de um evento bem sucedido. Geração, seleção e teste de idéias para eventos, Estruturação da idéia de um evento em projeto, Benefícios dos patrocinadores e cotas de patrocino, são alguns dos pontos que a autora discorrerá ao longo do livro. Ela também propõe uma série de perguntas como: “A idéia tem um diferencial próprio e único?”, “Sei porque cada patrocinador ir interessar-se pelo meu projeto?”, “Foi desenvolvida uma proposta objetiva e eficaz?”, que ajudarão os organizadores na: formação da idéia, estruturação e venda do evento.

Capítulo 1

Na transição da introdução para o capítulo um a autora sugere aos leitores que criem um evento real ou fictício, para a aplicação dos conceitos no livro apresentados. Aconselha que iniciemos com um “brainstorm”, conhecido no Brasil como tempestade de idéias, e que posteriormente nos entreguemos ao processo de filtragem dessas. Também destaca como é perigoso avançar nas primeiras propostas, bem como concluir a base de criação dos eventos apressadamente.
A consolidação de fundamentos é parte essencial do sucesso de um evento. Essa consolidação se dá a partir da observação do que tem acontecido no mercado, da auto-análise de idéias, da leitura de diversos materiais com respeito ao evento proposto, networking, dentre outras coisas.
Os eventos têm sua origem em fontes internas e/ou externas às organizações (empresas, promotoras de eventos; etc...)
*Fontes internas: equipe de vendas, equipe de suporte e atendimento, caixas de sugestões, pesquisas internas e estrutura interna de pesquisa.
*Fontes externas: Clientes, parceiros e fornecedores, concorrência, outros eventos, outras fontes.

O que me chamou a atenção acerca das fontes internas e externas foram as porcentagens extraídas de uma pesquisa apresentada por Kotler e Armstrong em 2003. Nela é destacado que 45% de novas idéias para alterações de produtos partem de fontes internas (funcionários) e que 28% das idéias vêem de fontes externas (clientes). Isto nos mostra que uma enorme fatia do mercado de criação é ditada pelo público, seja ele parte ou não das organizações. O feedback humano através das pesquisas de mercado sobrepõe fortemente criações isoladas e inovações tecnológicas.
Ela finaliza o primeiro capítulo com um quadro para o teste das idéias, que é basicamente: quanto maior a demanda e a competência interna, maior será a sua chance de sucesso; quanto menor a demanda e a competência interna menor será sua chance de sucesso. Há também uma série de perguntas no fim deste capítulo que o ajudarão a testar se sua idéia é inovadora ou não. Essas só comprando o livro pra ver.

Fico por aqui, um abraço Davi.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

2 Comments:

DreamsTur said...

Eh isso aí pessoal... o blog está "bacanudo" !

Tah muito legal !

Bjos !...

Inflecta said...

Gente... deu até água na boca esse "Comida de Vó".... Será que eu entro como pessoa do bem???rsrs...Dêem uma passadinha no nosso lá..Inflecta...Bjuu..Débora Morato.

 
Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu
Templates Novo Blogger