Caro Visitante,
A partir de hoje Eventualize promoverá uma discussão acerca da criação, elaboração e captação de recursos para eventos, tendo por base o livro escrito por Maria Cecília Giacaglia intitulado EVENTOS.
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Título do Livro: EVENTOS - Como criar, estruturar e captar recursos
Introdução
A autora destaca aqui o crescimento do setor de eventos nos últimos cinqüenta anos e como este tem se dado de forma rápida e até certo ponto descontrolada. Os eventos têm crescido em volume, mas infelizmente têm deixado a desejar em qualidade. Essa falta de controle de qualidade; de organização; pra não dizer de profissionalismo, desencadeou um processo de seleção natural. O mercado, principalmente de patrocinadores e investidores, passou a pressionar a melhoria desses eventos, adotando uma série de pré-requisitos a serem perseguidos pelos criadores dos mesmos.
Nos parágrafos seguintes a autora desmembra todo o processo de execução de um evento bem sucedido. Geração, seleção e teste de idéias para eventos, Estruturação da idéia de um evento em projeto, Benefícios dos patrocinadores e cotas de patrocino, são alguns dos pontos que a autora discorrerá ao longo do livro. Ela também propõe uma série de perguntas como: “A idéia tem um diferencial próprio e único?”, “Sei porque cada patrocinador ir interessar-se pelo meu projeto?”, “Foi desenvolvida uma proposta objetiva e eficaz?”, que ajudarão os organizadores na: formação da idéia, estruturação e venda do evento.
Capítulo 1
Na transição da introdução para o capítulo um a autora sugere aos leitores que criem um evento real ou fictício, para a aplicação dos conceitos no livro apresentados. Aconselha que iniciemos com um “brainstorm”, conhecido no Brasil como tempestade de idéias, e que posteriormente nos entreguemos ao processo de filtragem dessas. Também destaca como é perigoso avançar nas primeiras propostas, bem como concluir a base de criação dos eventos apressadamente.
A consolidação de fundamentos é parte essencial do sucesso de um evento. Essa consolidação se dá a partir da observação do que tem acontecido no mercado, da auto-análise de idéias, da leitura de diversos materiais com respeito ao evento proposto, networking, dentre outras coisas.
Os eventos têm sua origem em fontes internas e/ou externas às organizações (empresas, promotoras de eventos; etc...)
*Fontes internas: equipe de vendas, equipe de suporte e atendimento, caixas de sugestões, pesquisas internas e estrutura interna de pesquisa.
*Fontes externas: Clientes, parceiros e fornecedores, concorrência, outros eventos, outras fontes.
O que me chamou a atenção acerca das fontes internas e externas foram as porcentagens extraídas de uma pesquisa apresentada por Kotler e Armstrong em 2003. Nela é destacado que 45% de novas idéias para alterações de produtos partem de fontes internas (funcionários) e que 28% das idéias vêem de fontes externas (clientes). Isto nos mostra que uma enorme fatia do mercado de criação é ditada pelo público, seja ele parte ou não das organizações. O feedback humano através das pesquisas de mercado sobrepõe fortemente criações isoladas e inovações tecnológicas.
Ela finaliza o primeiro capítulo com um quadro para o teste das idéias, que é basicamente: quanto maior a demanda e a competência interna, maior será a sua chance de sucesso; quanto menor a demanda e a competência interna menor será sua chance de sucesso. Há também uma série de perguntas no fim deste capítulo que o ajudarão a testar se sua idéia é inovadora ou não. Essas só comprando o livro pra ver.
Capítulo 1
Na transição da introdução para o capítulo um a autora sugere aos leitores que criem um evento real ou fictício, para a aplicação dos conceitos no livro apresentados. Aconselha que iniciemos com um “brainstorm”, conhecido no Brasil como tempestade de idéias, e que posteriormente nos entreguemos ao processo de filtragem dessas. Também destaca como é perigoso avançar nas primeiras propostas, bem como concluir a base de criação dos eventos apressadamente.
A consolidação de fundamentos é parte essencial do sucesso de um evento. Essa consolidação se dá a partir da observação do que tem acontecido no mercado, da auto-análise de idéias, da leitura de diversos materiais com respeito ao evento proposto, networking, dentre outras coisas.
Os eventos têm sua origem em fontes internas e/ou externas às organizações (empresas, promotoras de eventos; etc...)
*Fontes internas: equipe de vendas, equipe de suporte e atendimento, caixas de sugestões, pesquisas internas e estrutura interna de pesquisa.
*Fontes externas: Clientes, parceiros e fornecedores, concorrência, outros eventos, outras fontes.
O que me chamou a atenção acerca das fontes internas e externas foram as porcentagens extraídas de uma pesquisa apresentada por Kotler e Armstrong em 2003. Nela é destacado que 45% de novas idéias para alterações de produtos partem de fontes internas (funcionários) e que 28% das idéias vêem de fontes externas (clientes). Isto nos mostra que uma enorme fatia do mercado de criação é ditada pelo público, seja ele parte ou não das organizações. O feedback humano através das pesquisas de mercado sobrepõe fortemente criações isoladas e inovações tecnológicas.
Ela finaliza o primeiro capítulo com um quadro para o teste das idéias, que é basicamente: quanto maior a demanda e a competência interna, maior será a sua chance de sucesso; quanto menor a demanda e a competência interna menor será sua chance de sucesso. Há também uma série de perguntas no fim deste capítulo que o ajudarão a testar se sua idéia é inovadora ou não. Essas só comprando o livro pra ver.
Fico por aqui, um abraço Davi.
2 Comments:
Eh isso aí pessoal... o blog está "bacanudo" !
Tah muito legal !
Bjos !...
Gente... deu até água na boca esse "Comida de Vó".... Será que eu entro como pessoa do bem???rsrs...Dêem uma passadinha no nosso lá..Inflecta...Bjuu..Débora Morato.
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